Chama-se Kutuwala (para frente, em Kikongo) e foi projectado para capacitar anualmente 16 estudantes licenciados ou que estejam no último ano do curso superior, sendo oito em cada semestre. A iniciativa visa gerar engenheiros com experiência profissional e académica para o mercado de trabalho, através da colaboração com o sistema nacional de ensino superior.
De acordo com o presidente e director geral da OMNIdata, Admar Safeca, o Centro de Estágios Kutuwala tem também como objectivos certificar os engenheiros angolanos em tecnologias desenvolvidas pelas principais empresas do sector e reduzir o custo do investimento das empresas no primeiro ano da contratação.
“Hoje as academias formam, mas não atendem o mercado. Por exemplo, recebemos recém-licenciados em diversas áreas, mas ainda temos que os formar dentro da instituição. Então, foi com essa visão que criamos o projecto Kutuwala, de forma a incentivar a preparação de quadros para o mercado, mas também para que outras empresas tenham a mesma iniciativa”, disse Admar Safeca.
O director de tecnologias da OMINIdata, Cipriano Sikito, explicou que o centro certificará os estagiários em diferentes tecnologias nos níveis Associado, Profissional, Especialista e “em certos casos, até certificações de nível Advanced”.
O responsável fez também saber que os estagiários beneficiarão de experiência laboratorial prática, podendo ser feita de forma presencial no centro ou remotamente através de laboratórios dos parceiros da OMNIdata. Os estagiários, referiu, participarão também em visitas de campo nos centros de produção de dados e farão parte de projectos e serviços de tecnologias de informação.
Cipriano Sikito avançou ainda que o estágio é gratuito, contudo o acesso obedece a critários como ser estudante de uma instituição de ensino superior parceira da OMNIdata, ter entre 22 a 30 anos de idade, ser licenciado ou frequentar o último ano de um curso superior voltado às TIC.
“Temos a intenção de gerar quadros com maior qualidade, domínio e experiência sobre aquilo que é o trabalho de um engenheiro. Neste contexto, contamos com os nossos parceiros para que após a conclusão do estágio possam receber os estagiários por via da recomendação que faremos sobre eles, visto que já terão certificações profissionais, experiência em projectos e resolução de serviços”, disse.